terça-feira, 6 de julho de 2010

Cultura empresarial é fator determinante para um ambiente de sucesso !

O meio empresarial está cada vez mais competitivo, por isso há uma necessidade de estudar o tema cultura organizacional, buscando conhecer melhor os caminhos interessantes e viáveis que uma empresa deve seguir para fazer o diferencial e atrair sua clientela, além de fazer a identificação da Cultura Organizacional, embora complexa e subjetiva, para que haja um equilíbrio entre os objetivos da organização e os objetivos dos seus recursos humanos, ou melhor, seres humanos, pois o termo recurso está no contexto obsoleto.Além disso, as organizações devem ver o termo de culturas através das realidades socialmente construídas sustentadas por um conjunto de idéias, valores, normas, vivenciam, rituais e crenças; Sendo assim, o comportamento dos indivíduos dentro das organizações tem feito parte das discussões sobre produtividade e comprometimento com a organização.
Constatou-se então, a necessidade de mudar o perfil dos colaboradores ou de manter esse perfil, talvez com a mesma intensidade observada seja necessário um profundo estudo do comportamento do ser humano nas organizações, que permita um diagnóstico da realidade organizacional. E com isso a cultura é usada e tida como padrão de desenvolvimento refletido socialmente mensurando o conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos. Esse sistema de crenças e práticas eleva o grau no sistema ou processo no contexto da empresa. Para que uma organização possua êxito depende principalmente do fator humano e de como é gerenciada a cultura organizacional, pois ao se fazer uma análise das organizações bem sucedidas, verifica-se que o diferencial encontra-se na valorização dos recursos humanos, com grandes investimentos em educação e treinamento para que se possa contar com profissionais competentes. E o processo de socialização vivenciado pelo indivíduo terá uma valiosa importância nesse comportamento, onde o cunho na realidade desse conhecimento é passado e internalizado entre os envolvidos, isso através da comunicação. Por outro lado, acontece umas extensão e comunicação que determina a complexidade da divisão do trabalho e sua distribuição social do conhecimento de uma dada sociedade, na organização que é estudada.
A Cultura Organizacional, afinal constituir valores, construção de ética e respeito e tornar uma prática os conceitos de pensamento e razão de existir fazem com que a organização seja vista com mais respeito e responsabilidade tanto pelos clientes internos e chegando aos clientes externos. Uma vez que sabemos que uma sociedade só existe com cultura, podemos afirmar que as sociedades empresárias, as organizações como toda qualquer entidade que tenha como principal objetivo à geração de lucros aos seus sócios ou acionistas, possuem uma cultura definida, criam e geram idéias e ideais, unem valores e pessoas; funcionários, fornecedores, dirigentes, comunidade e clientes passam ter objetivos de identidade, de dignidade e de continuidade em prol de uma missão e praticada, além disso, presenciada pelos dirigentes, de forma que é assimilada e vivenciada pelos funcionários; passa a ser percebida por terceiros, ou pela comunidade a quem pertence.

E a Cultura depende de fatores que apresentam normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no cotidiano e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. A cultura organizacional existe tanto na empresas informais quanto nas formais. E o assunto é diversidade, aonde essa diversidade impacta nos modos e no aprimoramento da Cultura Organizacional, chama atenção às diferenças entre as pessoas e como essas personalidades podem diferenciar as organizações. E é através da cultura organizacional que é perceptível, o comprometimento com o trabalho, com as tarefas, com a proatividade e com o cumprimento de suas funções.
Cultura Organizacional é algo presente nas empresas, é um processo que não envolve somente funcionários como também todos que participam desse processo. Independente se a Cultura Organizacional da empresa está focada em resultados. Dessa forma a Cultura Organizacional é empregada, fazendo o próprio ambiente físico torna-se outra marca dentro da empresa.
Assim a Cultura Organizacional deixa de ser somente conceito para se transformar em atitude e ações, e que esses fatores devem ser adaptados, dissemino, e praticados pelos gestores de forma que seja aculturada e tendo propósitos de manter-se no mercado de forma que prevaleçam a ética e a responsabilidade, e, além disso, reconhecendo a cultura de valores, de crenças, de propósitos sérios que a empresa deve preservar para manter uma existência favorável e com sucesso.

Essa são mais dicas da sua Bel.Admª Meire Joyce

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