domingo, 25 de abril de 2010

Homenagem póstuma ao Sr Miguel

Embora a morte venha nos separar fisicamente do Sr. Miguel Manoel de Araújo, aos seus 59 anos transbordados de coragem e vontade de viver, fica por outro lado consolidado os seus ensinamentos através de suas experiências, força, fé e amor que nos unirá eternamente. Foi um exemplo de homem e de conduta moral imensurável, marcou forte presença na sociedade do Morro do Chapéu, ajudando na concretização da vida de muitos cidadãos e cidadãs com seus ensinamentos de forma simples e por muitas vezes radical como deve ser um homem trabalhador com intenção de deixar seus entes queridos nesse mundo de forma digna e humana.
Embora não possamos mais vê-lo, ouvi-lo e conviver com seus simples modos de ver a vida, nós sabemos que através do seu suor, ensinamentos, ditados e afirmações de um homem experiente e empreendedor estará sempre conosco de alguma forma em nossa memória. Embora não possamos tocá-lo, sentir o calor do seu olhar e de suas poucas e singelas palavras iremos começar um novo capítulo em nossas vidas tendo sempre suas lições de mestre para nos guiar, lição de uma vida sofrida e vencida com vitórias, um homem que não era de demonstrar com palavras o que sentia, mais demonstrava em ação o que não pode ser visto, nem tocado, mas vivido e sentindo no coração.
Conhecido como Miguel do gás, um nordestino que valorizava suas raízes, além de tudo foi um companheiro, pai, avó,tio,patrão, amigo, investidor e parceiro em todas as horas. Hoje fazemos uma pausa para refletir sobre aquele que moldou o caráter de muitos de nós e firmou através de sua família o que é ser um homem persistente, temido a Deus e que acredita na força de vontade de crescer, que acreditou que com o trabalho honesto possa gerar resultados positivos, e deixando um legado que nunca será esquecido por todos que conviveu com o grande Miguel. Onde com seu jeito rígido, calado, conservador, guerreiro e além de tudo destemido a investir em seus negócios e em sua família pode ensinar o que é ser uma pessoa de garra e mostrar que a índole faz o ser humano acreditar em vida próspera.E assim ele fez,desafiando as dificuldades e nunca tendo medo de arriscar.Tocando nossos corações com seus ensinamentos que ficarão eternizados em nossas memórias,além desse impacto eterno da dor da sua partida em nossas vidas.
Um homem que partiu mais deixou um legado de herói e empreendedor, iniciou sua vida profissional cedo, vindo para Bahia especificamente para cidade de Cafarnaum aos 18 anos, onde constituiu uma família ao lado de sua companheira leal e guerreira Edileuza, os dois resolveram ir à busca de uma vida melhor na grande metrópole São Paulo. Lá Sr Miguel trabalhou de pedreiro,vivendo em torno do trabalho e para dar uma qualidade de vida melhor para sua esposa e seus filhos.Após alguns anos de labuta na capital, eles resolvem retornar para Morro do Chapéu e começaram uma vida de mascate, com seu dom para comercializar e com sua força de trabalhar por uma vida mais digna e em prol de criar seus filhos através dos seus ensinamentos de um pai lutador que acredita nessa terra, e demonstrando cada vez mais seu espírito empreendedor ,sem tem conhecimento educacional para lidar com os negócios , mais tendo o faro forte para obter bons resultados, assim foi crescendo e tornando-se um dos mais admirados comerciante e empreendedor da região, e podemos dizer que foi um grande investidor empresarial da cidade do Morro do Chapéu.Terra essa que ele valorizou até o fim de sua vida e criou seus filhos Jorge,Juninho,Betania e Douglas, junto com sua esposa Edileuza que pode ao lado do Sr Miguel fazer uma exemplo de família de trabalhadores que honram pelos valores pilares. Estamos profundamente tristes por sua morte, pois não só os entes querido perde a presença de um nato-empreendedor que com sua forma sutil e simples de administrar sua família e suas empresas contribuiu e muito para o crescimento fantástico dessa terra, não por perdemos um homem que transmitia a todos a coragem, força e apoio para buscar uma vida melhor através da honra de servir ao trabalho.
Finalmente, relembrar do Sr Miguel poderá amenizar a sua falta. Mas umas coisas podem dizer que, através dessas memórias que ele estará sempre conosco. Isso poderá ajudar a família e seus amigos a lidar com a sua ausência. E por outro lado ter a fé que ele está definitivamente em algum lugar concedido por Deus e feliz. Assim como é totalmente verdade que a morte vem no fim de uma trajetória e Morro do Chapéu como toda região não irá esquecer do Sr Miguel , um homem guerreiro, um pai herói, um avô exemplar, um amigo acolhedor, um empresário de visão e realizações, e isso tudo estará concretizado na sua lição de vida. E se a vida nos perguntasse, em qualquer idade, qual o nosso desejo? Nós responderíamos: Que o Sr. Miguel nunca morresse!

5 comentários:

  1. Amiga vcê fez bem e merecida mensagem ao um homem honesto,trabalhador e servidor de seus serviços,quem não conheceu o Srº Miguel em Morro do Chapeu,Cafarnaum,Mulugu entre outro aqui não citado pessoa que foi capacitado de muitos e muitos parabens vai ser sempre lembrado..........bjosss

    ResponderExcluir
  2. Amiga Parabéns pela mensagem.Srº Miguel foi sim um grande empreendedor,guerreiro digno de sua linda mensagem. Foi chegada a sua hora,mas deixou ensinamentos e um grande exemplo de homem,além dos nossos lindos amigos,em especial Douglas e Betania...
    Que Deus dê o conforto a toda a família.
    Bjussssssa amiga

    ResponderExcluir
  3. Ouun meeire .. muito obrigada tá .. por toda a família!
    ameei MTO .. ér um texto digno de ser dedicado ao meu avô , pois tudo o que vocêe disse ai condiz com a vida do meu avô ..
    o texto será publicado no jornal 'Correio do Sertão' não sei a data ainda , mais quando douber eu te ligo táa ?
    THAINARA ARAÚJO

    ResponderExcluir
  4. De nada...obrigada a todos por comentarem o texto...bjs!

    ResponderExcluir
  5. poxa Meire... brigadao viu... meu painho era tudo isso e muito mais* bjO pra vc e tudo de bom!

    ResponderExcluir