domingo, 5 de junho de 2011

Recompensando Pessoas e Desenvolvendo Pessoas:


Com esses dois termos (Recompensando Pessoas e Desenvolvendo Pessoas), observaremos que o treinamento é um dos recursos utilizados no desenvolvimento de pessoas. Tem como objetivo o aperfeiçoamento de desempenhos, e por sua vez, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Falando em desenvolvimento de pessoas, verificam-se que é por meio do treinamento que se prepara o funcionário para vencer e transcender as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, elevando-se, assim, a qualidade e a produtividade da organização.
Além das novas aprendizagens, também serão atingidos objetivos como aproveitamento da capacidade produtiva das pessoas.  Isso ocorrerá com atividades que provoquem mudanças de comportamento e atitude, assim como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. A meta principal é maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e contribuindo para a melhoria do clima organizacional.
Além disso, ao investir no desenvolvimento de pessoas, a organização estará investindo na qualidade de serviços oferecidos, uma vez que agrega valor aos negócios e também aos clientes.
Mantendo Pessoas competentes dentro da empresa, é fazer com que as organizações se tornam sólido, além de conseguir captar e reter bons talentos humanos consegue também mantê-los satisfeitos na organização por prazo indeterminado.
É importante destacar que a satisfação do funcionário que vem da soma de um conjunto de cuidados que ficam a cargo da organização, dentre os quais se destacam: as relações com os empregados, os programas de higiene e segurança, projeto de promoção do trabalho, sistema de recompensas e contribuições e, também, os estilos de gerência. Os cuidados mencionados devem ser desenvolvidos de forma a se manter um bom relacionamento com os funcionários, motivá-los e garantir que tenham boas condições, físicas, psicológicas e sociais.
Nesse sentido, ganham também importância a aplicabilidade de programas de higiene e segurança do trabalho que, modernamente, são, dentre outros, elementos utilizados como indicadores de compromisso e responsabilidade social das organizações.
Temos por outro lado, os sistemas de comunicação deveram priorizar as informações pertinentes ao capital intelectual da empresa. Assim, é importante aproveitar os talentos dos trabalhadores de forma a valorizar suas potencialidades, agregar valores aos conhecimentos. É importante também pensar a organização de uma forma sistêmica; E mais do que visando ao dinheiro, materiais ou equipamentos - observando os maiores desperdícios das empresas, que são aspectos intangíveis.
Uma gestão de pessoas mal programada e a falta de monitoramento de um eficiente banco de dados levam ao desperdício não apenas de talentos, mas de experiências e conhecimentos.
Gestão de pessoas é uma função eminentemente gerencial que tem como objetivo proporcionar a cooperação das pessoas que atuam nas organizações, visando alcançar os objetivos organizacionais, assim como os objetivos individuais. Nesse contexto, as ações da área de gestão de pessoas precisam estar alinhado com a realidade atual e com o mundo contemporâneo e globalizado, para garantir o futuro das organizações e da gestão de pessoas.
Como a gestão de pessoas integra os processos de agregar, aplicar, recompensar, remunerar, manter e monitorar o capital humano, essa se torna a área mais importante da administração. Ela perpassa toda a vida profissional do trabalhador, considerado hoje como o maior ativo das organizações modernas.
O futuro da gestão de pessoas está no planejamento de RH alinhado com o planejamento estratégico da organização. Isso garantirá à motivação e a realização pessoal dos trabalhadores, adequando as políticas de RH. Uma vez que se atente para os clientes internos e externos, agrega-se valor ao negócio, de forma a promover a melhoria contínua, tanto de produtos quanto de serviços, que é o que assegura a satisfação de todos os envolvidos no processo.
ATENÇÃO! Saiba lidar com pessoas, saiba gerenciar pessoas. Eles sãos pessoas significantes para a sua empresa, para o seu negócio, para a funcionalidade da atividade que ele exerce, então dê valor a isso e dê significado ao trabalho da sua empresa, ao seu trabalho e do seu colaborador.
Bel.adm Meire Joyce

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